Cultura

O que saber de Floripa?

Em 1673 o bandeirante Francisco Dias Velho (bandeirante paulista, colonizador e capitão-mor), iniciou o povoamento da vila de Nossa Senhora do Desterro.

Com a independência do Brasil a vila elevou-se a cidade, passando apenas a se chamar “Desterro”.

Esse nome desagradava certos moradores e em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto, o governador do estado, Hercílio Luz, mudou o nome para Florianópolis.
Carinhosamente chamada de Floripa por nós que amamos este pequeno pedaço do paraíso.

Você poderia visitar algumas de nossas Igrejas (diversas com mais de 200 anos).

Visitar nossos museus, fortes e fortalezas, teatros e o cartão postal mais famoso daqui, a Ponte Hercílio Luz.

Ponte Hercílio Luz

nosso cartão postal

A Ponte Hercílio Luz é uma ponte pênsil, sendo a mais antiga das três que ligam as partes insular e continental da capital catarinense.

A ponte foi projetada e começou a ser construída durante o governo de Hercílio Luz em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926 para ser a primeira ligação terrestre entre a Ilha de Santa Catarina e o continente e consolidar Florianópolis como capital de Santa Catarina.

É a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros, sendo a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de barras de olhal ainda existente e possui o 132º maior vão pênsil do mundo, com 339 metros.

A ponte foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município de Florianópolis em 4 de agosto de 1992.
O que entendemos por cultura?

O que é cultura para nós?

em nossa visão, é um compilado do que fazemos, acreditamos, vivemos, exploramos, conhecemos e entendemos.